domingo, 12 de fevereiro de 2012

Radiofrequência

Ablação tumoral percutânea

A ablação de tumores de forma percutânea surge como uma tecnologia eficiente, fácil e segura para matar tumores localizados no fígado, rim, pulmão, ossos e eventualmente outros sítios.
A ablação consiste na utilização de alguma substância química ou alguma forma de energia para causar a destruição do tecido tumoral. Há várias técnicas que tem sido muito bem estudadas e outras que estão em processo de investigação. Ente elas podemos mencionar a ablação por injeção de álcool ou ácido acético, ablação por radiofreqüência ou microondas, a ablação por congelamento (crioablação) e a eletroporação irreversível.

A
radiofreqüência há muito vem sendo utilizadas na medicina com intuito de destruir tecidos, mas desenvolvimentos recentes nessa tecnologia possibilitaram que hoje se possam queimar (ou cozinhar) tumores com grandes volumes e isso o que favorece o controle local em alguns tipos de câncer.


Princípios básicos do funcionamento da Radiofreqüência
A radiofreqüência é uma onda de energia gerada por um aparelho que provoca calor numa determinada área de tecido, até destruí-la. Para se obter isso, uma agulha apropriada que possui um eletrodo na sua ponta é colocada de forma percutânea no tumor que se pretende queimar. A agulha é conectada à fonte emissora de energia através de um cabo. Paralelamente, placas de drenagem de energia são colocadas na coxa do paciente e conectadas a fonte fazendo do paciente um circuito elétrico. A energia aplicada na p0onta do eletrodo provoca agitação dos componentes celulares e isso gera calor intenso devido a fricção. Esse processo pode provocar temperaturas acima de 50o o que leva à morte celular e necrose de coagulação.

 

Principio da Radiofrecquência. A energia emitida pela fonte entra pela agulha posicionada no tumor e sai pelas placas colocadas na coxa formando um circuito elétrico. A corrente elétrica alterna gera agitação iônica do tecido tumoral que provoca calor e queima o tecido tumoral


                        


A agulha com eletrodos em forma de guarda-chuvas é colocada no tumor e queima uma área determinada de tecido
 
A ablação é um procedimento percutâneo a grande vantagem da ablação é que não requer de cirurgia, apenas de uma punção realizada com anestesia local. O tumor é localizado com equipamentos de imagem como ultra-som ou tomografia computadorizada e sob a orientação dessas imagens a agulha é posicionada com precisão. Por isso, a ablação por radiofreqüência é conhecida como um procedimento de Radiologia Intervencionista. O procedimento é rápido podendo demorar ao redor de uma hora e a internação é curta, apenas um dia, podendo também ser realizado de forma ambulatorial.


Esquema para demonstrar o posicionamento percutâneo da agulha sob orientação dos equipamentos de imagem

Exemplo de uma tomografia de fígado e a agulha de ablação colocada bem no centro do tumor (mancha escura) para ser queimado


Aplicações clínicas da Ablação por Radiofreqüência
A ablação por radiofreqüência pode ser aplicada para o tratamento de câncer de fígado, pulmão, rim, ossos e outros locais sob critérios determinados. O método é uma opção atrativa e pode ser a melhor alternativa por ser um procedimento rápido, efetivo, fácil, previsível e principalmente seguro. Por ser um tratamento local, apresenta geralmente poucas complicações ou efeitos adversos como a quimioterapia. Por outro lado provoca muita menos morbidade e/ou mortalidade que as grandes ressecções cirúrgicas.
Resultados da ablação por Radiofreqüência
A radiofreqüência tem mostrado ser uma abordagem local eficaz para controlar alguns tipos de câncer e apresenta como resultado, curvas de sobrevida similares à cirurgia. Esse é o caso nas metástases hepáticas de colo e reto e no carcinoma hepatocelular. Estudos com mais de 3000 pacientes mostraram uma resposta completa local em 70-75% dos casos de tumores hepáticos com tamanho entre 3 e 5 cm. Para tumores de rim, pulmão e osso, foi observado índices de necrose tumoral maior de 90%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário