segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Radiocirurgia de Pulmão




No Brasil, máquina destrói câncer de pulmão sem cortes e sem dor

SÃO PAULO/BRASIL - Inédita na rede de saúde pública brasileira, técnica indolor chegou ao Instituto de Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), em São Paulo, Sudeste do país, para tratar pacientes que não podem passar pela cirurgia tradicional, oferecendo mais uma arma eficaz contra o tipo de tumor que mais mata no Brasil e no mundo: O câncer de pulmão.
Agora, eliminar tumores de pulmão sem nenhum corte ou dor para o paciente já virou realidade no Icesp. A tecnologia, inédita no Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS), foi testada com sucesso ao longo deste ano em sete pessoas e, agora, é aplicada em indivíduos com contra-indicação para a cirurgia tradicional, considerada um procedimento delicado, de recuperação dolorosa.  
No procedimento novo, cuja denominação técnica é radioterapia estereotáxica extra-crânio (SDRT, na sigla em inglês), feixes finos e precisos de radiação elevada provocam a necrose das células tumorais. Três sessões de pouco mais de uma hora, aplicadas com intervalo de dois dias, são suficientes para destruir o câncer de pulmão, o tipo de neoplasia que mais mata no Brasil e no mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
As sessões de radiocirurgia não provocam dor e o paciente pode sair direto para suas atividades cotidianas. Por enquanto, a técnica só é indicada para pacientes que não têm condições de passar por uma cirurgia tradicional, de acordo com o protocolo adotado internacionalmente para esse tipo de tratamento. Além disso, o tumor deve ter até 5 centímetros de diâmetro e estar afastado de regiões vitais, como o coração.
Enquanto a radioterapia convencional fraciona a radiação e oferece um tempo para o tecido saudável se recuperar, a nova técnica extermina o tecido atingido. "É como se fosse um tiro de bazuca no tumor", diz o médico Rafael Gadia, radioterapeuta do Icesp.
Daí a importância de que o tiro seja certeiro, o que só é possível graças às novas tecnologias. Uma desvantagem apontada pelo profissional é a impossibilidade de fazer uma análise detalhada sobre o tumor, já que suas células são completamente destruídas.
O princípio da radiocirurgia já era usado há mais tempo para tumores no crânio. O problema é que, em outras partes do organismo, ao contrário do que ocorre no crânio, eles tendem a se deslocar com o movimento natural do corpo, como o da respiração. E qualquer imprecisão na técnica pode destruir tecidos saudáveis e órgãos importantes próximos ao tumor.
Os médicos conseguiram aplicar a técnica no pulmão, mesmo com o movimento constante do ar entrando e saindo, graças ao recurso de radioterapia guiada por imagem (IGRT, na sigla em inglês). A física chefe do Icesp, Gisela Menegussi, explica que o primeiro passo do procedimento é a criação de um "paciente virtual" no computador, por meio de um software especializado.
A imagem desenvolvida é baseada em exames de imagem precisos: tomografia e PET-CT. A partir daí, a equipe multidisciplinar faz um estudo para cada paciente com o objetivo de encontrar as melhores rotas para a entrada dos feixes de radiação, que não devem passar por órgãos importantes.
O software calcula, para cada rota simulada, o quanto de radiação que cada órgão envolvido receberá. "A gente sabe que cada órgão pode receber uma quantidade máxima de radiação. Trabalhamos dentro desses limites."
A técnica também pode ser aplicada em casos de oligometástase no pulmão - quando o paciente apresenta um número limitado de recorrências isoladas do tumor. Atualmente, estuda-se a aplicação, com finalidade curativa, da técnica contra o câncer de próstata e, com fim paliativo, para outros tipos de metástase.
O risco a ser considerado é a proximidade do tumor com outros órgãos vitais, que podem receber radiação. Por causa da pouca experiência com a técnica, ainda não se sabe como esses órgãos evoluirão em longo prazo.
Método é restrito na rede particular. Na rede particular de saúde de São Paulo a aplicação da radiocirurgia para câncer de pulmão é restrita. O procedimento é oferecido pelo Hospital Sírio-Libanês, mas, segundo a instituição, por se tratar de um procedimento novo, não conta com a cobertura de seguradoras de saúde. É realizado, portanto, apenas na modalidade particular.
O Hospital Israelita Albert Einstein também aplica a radiocirurgia contra tumores de pulmão. Também no Einstein, por enquanto, esse tipo de procedimento é indicado apenas quando o paciente não pode passar pela cirurgia convencional, já que ainda não foram concluídos estudos científicos comparando a eficácia de uma técnica em relação à outra.
Após a aplicação, o paciente deve ser submetido a tomografias de controle a cada três meses no primeiro ano.
'Saí da cirurgia e fui direto para uma festa', disse a aposentada Sônia Sanches Ramos, de 72 anos, que passou pela radiocirurgia para eliminar um câncer de pulmão há pouco mais de um mês. Sônia disse que saiu da maca robotizada do Instituto de Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) 'direto para uma festa'.
O método, garante Sônia, é completamente indolor. "Não senti nada, nenhuma dor. Nem aflição", diz. Foram três sessões que, contando com o tempo de preparação, duraram cerca de três horas cada. "Tem de ter paciência, demora um pouco e tem de ficar quietinha, sem se mexer."
Desde a radiocirurgia, Sônia tem sido monitorada pelo Icesp e a avaliação preliminar, feita na última sexta-feira, demonstrou que a radiação não afetou nenhum órgão adjacente ao tumor.
O câncer que estava no pulmão de Sônia foi detectado precocemente quando ela fazia um exame de imagem para avaliar outro tumor, que estava em estágio mais avançado, localizado no reto. O diagnóstico da doença foi dado no fim do ano passado e, em março deste ano, após algumas sessões de rádio e quimioterapia, ela passou por uma cirurgia para retirar o tumor no reto.
Avaliada pelos médicos do Icesp, a aposentada foi identificada como uma potencial candidata à radiocirurgia para a retirada do tumor no pulmão. Fez uma série de exames e o procedimento foi marcado. Hoje, totalmente recuperada, ela garante já ter retomado todas as suas atividades, inclusive um trabalho voluntário. "Estou a mil por hora", conta.





Um comentário:

  1. A Tecnologia a serviço da cura! Que Deus abençoe os médicos e os use a cada dia para salvar milhares de vidas!!!

    ResponderExcluir