terça-feira, 18 de outubro de 2011

O Que é o Tumor de Wilms?

 

O Tumor de Wilms, também chamado de Nefroblastoma, é o tumor renal maligno mais freqüente na infância. É curável na maioria dos casos.Trata-se de uma doença em que as células cancerosas são encontradas em determinadas partes dos rins. Normalmente, o tumor somente se desenvolve em um rim, mas em um pequeno número de casos, pode atingir os dois rins.

Sinais da presença de tumor de Wilms (sintomas)

* Presença de massa lisa, firme e não dolorosa no abdômen (facilmente verificada pelo toque)
* Dor de estômago
* Febre
* Vômitos
* Sangue na urina
* Alta pressão arterial
O aparecimento destes sintomas não significa necessariamente Wilms. Por isso, é muito importante consultar um médico

Fator de Risco

* Algumas anomalias congênitas

Exames e testes para diagnosticar (detectar/ achar) o Tumor de Wilms na infância:

* Exames e histórico físico: exame do corpo para verificar a saúde geral do paciente e verificar se há sinais da doença ou qualquer coisa incomum e um histórico dos hábitos e saúde do paciente (doenças que já teve etc).
* Exame de urina: diversos testes a partir da urina coletada, normalmente em um recipiente plástico
* Tomografia computadorizada: método que fotografa em diferentes ângulos e com alta precisão órgãos e tecidos do corpo. Os retratos são feitos por um computador ligado a um raio-x. Pode existir a necessidade de se engolir ou injetar uma tintura na veia do paciente para ajudar o computador a enxergar mais claramente os órgãos, ossos e tecidos dentro do corpo. Além de determinar a exata localização do tumor, este exame também é capaz de determinar seu exato tamanho e extensão para outros órgãos. (Exame realizado eventualmente)
* Ressonância Magnética: exame que fotografa os tecidos do corpo no sentido transversal por meio de ondas magnéticas (igual a um imã) que se alteram de acordo com o tipo de tecido do corpo que atravessam. Por ser um exame demorado, o paciente precisa ficar imobilizado. Em crianças pequenas os médicos geralmente usam sedativos ou analgésicos para evitar desconforto. (Exame realizado eventualmente)
* Ultrassonografia: exame que fotografa partes internas do corpo e diferencia um tecido normal de um tumor. Inofensivo à saúde, este exame também consegue identificar que órgão o tumor atinge.
* Biópsia: remoção de células ou tecidos do tumor por meio de agulha introduzida através da pele ou por uma pequena cirurgia para retirar um pedaço do tumor. A parte removida é analisada através de um microscópio para determinar se o tumor é maligno ou não, e se for, qual o seu tipo. A Biópsia nem sempre é necessária antes do início do tratamento, pois o diagnóstico pode ser realizado por imagem.
* Raio X : feixe de energia que tira um retrato interno do corpo e permite avaliar o estado dos órgãos e ossos.
* Histologia: análise através de microscópio do tecido anormal encontrado e retirado por meio de biópsia. Muito importante em casos de tumores renais. O tratamento operatório é optado de acordo com o subtipo histológico.
Nem todos os pacientes terão que passar por esses exames e podem ser necessários outros testes além desses apresentados. Em caso de dúvidas, pergunte ao seu médico.

Fatores que influenciam nas possibilidades de recuperação e opções de tratamento:

Determinados fatores alteram o prognóstico (possibilidades de recuperação) e as opções de tratamento. Os principais são:
* Estágio do câncer (quão distante ele se espalhou)
* Como as células reagem ao tratamento
* Idade do paciente
* Saúde geral do paciente

Nenhum comentário:

Postar um comentário